Vazam fotos de novo grupo de 12 velocidades da SRAM para MTB
- Henrique Andrade/Pra Quem Pedala
- 22 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Algumas fotos vazaram na internet com um cassete com 12 pinhões da SRAM. Com uma abrangência de 10-50t. A SRAM se recusou a comentar o assunto, mas também não negou nada.
Um grupo com 12 marchas seriam uma mudança bastante significativa no MTB e faria com que o grupo de uma coroa conseguisse ter uma abrangência igual a do que um grupo de duas coroas.
Ainda não se sabe qual seria a configuração exata dos pinhões, mas existe a especulação de que ele vão simplesmente coloca um cog de 50 dentes acima do 42. Isso levaria a um salto de 19% de relação, o que é bastante, mas não chega a ser o maior salto desse cassete. Por exemplo, na parte de baixo, o cog de 10 pula para o de 12, o que é uma variação de 20%, ou mesmo na marcha anterior, do 36 para o 42, onde a variação é de 17%. Então o salto de 42 para 50 não seria tão absurda assim.

O site Bike Radar fez uma projeção com os dois últimos pinhões variando de 42 para 50.
Como já falamos, a abrangência seria praticamente igual ao do que a de um grupo de duas coroas. Por exemplo, o grupo Shimano de duas coroas com cassete 11-40 e coroas 34/24, tem 515% de abrangência. Que é a maior abrangência possível entre os grupos da Shimano. Como podem ver na tabela abaixo.

Esse novo grupo de 12 velocidades teriam 500% de abrangência, o que o deixaria praticamente igual ao grupo de duas coroas, mas sem a necessidade do câmbio dianteiro. O que é excelente.
A minha grande crítica sobre o grupo de uma coroa só, é que, por exemplo, em uma prova como o Brasil Ride, onde na segunda etapa você tem uma largada de 30km em uma pista plana com o pelotão de 500 pessoas, onde a velocidade passa dos 50km/h e você precisa de uma marcha pesada para andar junto, mas no final, você tem uma serra de 20km que você precisa de uma marcha leve para subir o morro, o grupo de 1 coroa fica limitado. Pois você tem que escolher se vai colocar uma coroa 34 para andar com a galera no começo ou uma 32 para subir o morro no final, sem fazer tanta força assim.
Com o grupo de 12 velocidades, isso deixaria de acontecer. Por exemplo, você poderia colocar uma coroa 34, para andar de 34×10 na hora da velocidade e de 34×50 na hora de subir o morro. Para se ter uma ideia, 34×50 (razão de 0,68) é mais leve do que 30×42 ( razão de 0,71)… Ou seja, resolve o problema.
A grande questão é como encaixar mais um Cog em um espaço bastante pequeno, que é o da lateral do cubo da roda e fazer uma corrente ainda mais fina.
Outra vantagem, é que muitos desenvolvedores de quadros full-suspension, estão deixando de considerar o câmbio dianteiro em seus projetos, já contando somente com os grupos de 1 coroa. E nesse caso, sem as 12 velocidades os ciclistas ficariam sempre com a situação de limitação na relação.
Especulasse de que em brave a SRAM deve anunciar esse grupo, mas não temos nada confirmado ainda.
Comments