Dicas: Como usar o Strava
- Já Fui de Bike
- 8 de mar. de 2016
- 5 min de leitura

Porque o Strava
Para mim o Strava é o melhor aplicativo do gênero porquê:
1. É especialmente voltado para o ciclismo e também serve para corrida.
2. É compatível com IOS (iPhone), Android e outros dispositivos GPS como Garmin.
3. Permite dividir a atividade em segmentos menores para avaliar a performance. Você pode criar seus próprios segmentos ou utilizar os existentes, criados por outros usuários.
4. Permite comparar o seu desempenho atual com os seus resultados anteriores ou de terceiros.
5. É uma rede social que possibilita seguir usuários, criar clubes e participar de desafios.
Na versão paga, que custa 6 dólares por mês, é possível ainda programar treinamentos, definir metas individuais ou em grupo e monitorar indicadores como batimentos cardíacos, energia (aplicada nos pedais) e o histórico de desempenho nos segmentos favoritos, entre outros.
Primeiros passos
Para gravar a atividade, instale o app no smartphone (Iphone ou Android) ou utilize um dispositivo GPS como Garmin.
A vantagem de usar o app no smartphone é poder, durante a atividade, enviar fotos e acompanhar os tempos nos segmentos. No final o aplicativo envia os dados automaticamente para o site do Strava (requer pacote de dados ou rede Wi-Fi com acesso a Internet). A desvantagem é que o uso dos recursos consome a bateria do aparelho que dura em torno 4 horas em atividade, o que é mais do que suficiente para atletas iniciantes.
A vantagem do dispositivo GPS é que normalmente a bateria dura bem mais e você terá a disposição uma série de recursos próprios deste tipo de equipamento. Por exemplo, com um GPS devidamente equipado (com barômetro, frequencímetro…), você pode acompanhar durante a atividade os batimentos cardíacos, ganho de altitude, velocidade do giro e a energia aplicada nos pedais. Além disto você pode usar o GPS para seguir rotas criadas por você ou com base em atividades de outros usuários. Esta é a opção preferida dos atletas mais experientes. Alguns modelos permitem a conexão via bluetooth com o Smartphone para transmitir as informações da atividade, mas outros precisam uma conexão via cabo USB com um PC para fazer isto.
Se desejar compartilhar as suas atividades automaticamente acesse o site do Strava e configure:
Na guia “My Profile”, no canto direito da página, conecte o Strava com a rede social desejada. Será solicitado o login e senha da sua rede social.
IMPORTANTE
Para a sua segurança, na guia “Pricacy” informe o seu endereço residencial, de trabalho… informe todos os locais de onde costuma sair e chegar de bike. Com isto você irá criar as chamadas “zonas de segurança”. Dessa forma os seus endereços não poderão ser vistos por outros usuários do Strava. Isso lhe protege de tentativas de assaltos, pois do contrário todos poderiam saber os horários e locais em que você costuma estar com sua bike.
Na guia “My Gear” cadastre as suas bikes com todos os componentes. Isso irá ser útil para acompanhar a quilometragem da bike e dos componentes. Por exemplo, o recomendado é trocar a corrente a cada 1500 km rodados, para uma MTB.
Envio de dados de atividades
Caso utilize o app no smartphone os dados serão enviados automaticamente para o site do Strava (requer pacote de dados ou rede Wi-Fi com acesso a Internet), mas se utilizar um dispositivo GPS pode fazer o upload das informações da seguinte forma.
Primeiro instale o driver do dispositivo para que o PC o reconheça normalmente.
Depois, acesse o site do Strava e clique em “Upload”.
Se seu dispositivo foi reconhecido com sucesso você verá a foto dele do lado esquerdo. Aguarde até que sejam localizadas novas atividades no dispositivo.
Insira os dados da atividade e clique em “Save & View” ou “Save & Share” (o nome muda de acordo com as opções selecionadas).
Observações:
– Activity Type: Ride = Ciclismo.
– Bike: Selecione a bike que usou na atividade (requer cadastro prévio e pode ser editado depois).
– Share: “on” significa que sua atividade será postada nas redes sociais (requer autorização prévia, ver início deste post).
Principais áreas do site
Na página principal estão localizadas as opções:
A guia “Activity Feed” mostrará as suas notícias e as das pessoas que você está seguindo. A guia “Notifications” mostrará as notificações. E “My Segments” mostrará informações sobre os seus segmentos favoritos.
No menu superior as opções são:
O “Dashboard” é a página principal, seu “painel de controle”. Em “Training” você verá as suas atividades. Em “Explore” você poderá localizar usuários, segmentos, clubes, etc. Em “Challenges” você encontrará desafios que serão muito úteis para lhe incentivar durante os treinos.
Em “Training” você pode optar por ver suas atividades em formato de gráfico (Log), calendário ou lista.
Atividade
Na página da atividade as indicações a seguir significam:
A medalha com o numero “3” indica que você obteve o seu terceiro melhor tempo no segmento. A medalha com “PR” indica que de todos os tempos anteriores este foi o seu melhor. O troféu com o número “4” indica que você ficou em quarto lugar no ranking geral do segmento.
Quando aparecer neste loca o símbolo de uma corôa significa que você é o primeiro colocado no segmento. Neste caso o termo KOM (King of the Mountain – “Rei da Montanha”) será usado para os homens e QOM (Queen of the Mountain – “Rainha da Montanha”) para as mulheres. O ranking separa homens de mulheres. Também pode ser utilizado o termo CR (Crown – “Corôa”) para treinos de corrida.
Segmentos
Ainda na página das atividade você verá em destaque os segmentos em que obteve os melhores resultados:
Abaixo do mapa serão listados todos os segmentos que percorreu durante a atividade:
Uma boa prática é sempre verificar como foram os seus resultados anteriores em cada segmento. Clique sobre a linha do segmento (na tabela exemplificada acima). O ranking será exibido. Clique em “Overall” > “My Results” como indicado na imagem abaixo.
Os seus resultados naquele segmento serão exibidos por ordem de performance. Clicando sobre a data você será direcionado para a atividade correspondente. Clicando em “View full leaderboard” você será direcionado para a página do segmento onde constam mais informações.
Criando segmentos
Você pode criar segmentos baseado na atividade. Clique no botão indicado abaixo e depois em “Create Segment”.
Arraste os círculos verde e vermelho ou use os botões “Back” e “Forward” para escolher os pontos de início e fim do segmento. Confira no mapa. Depois clique “Next”.
Atenção: As suas “zonas de segurança”, configuradas anteriormente, serão exibidas no mapa. Você pode criar segmentos dentro das “zonas de segurança”, no entanto, os tempos só serão registrados se estiverem no meio da atividade, ou seja, serão descartados os tempo dos trechos do inicio e fim da atividade.
Caso já existam segmentos criados no local indicado você poderá usar um dos segmentos existentes ou prosseguir na criação do seu. Se decidir prosseguir com a criação do novo segmento na próxima tela será solicitado o nome. Recomendamos utilizar nomes que citem o inicio, o fim e o sentido do segmento, por exemplo: “Subida da FIB sentido Centro de Convenções” ou “Campo Grande -> Piedade”.
Marcando atividades suspeitas
Em algumas situações você perceberá algo estranho em uma atividade de terceiros. O mais comum é que o usuário tenha esquecido o Strava ligado no celular no término da atividade e com isso tenha gravado o deslocamento abordo de um veículo motorizado, na volta pra casa, por exemplo.
Neste caso clique no botão indicado e depois em “Flag”.
Selecione uma das opções e informe a razão pela qual você está marcando a atividade e depois clique em “Flag”.
Feito isto todos os resultados provenientes da atividade marcada serão ignorados até que o usuário responsável verifique a situação.
Para finalizar lembramos que cada usuário possui uma condição física diferente, que as bikes também são diferentes e que as condições do terreno e tempo também influenciam no resultado – não é possível comparar a performance de uma speed na estrada com a de uma MTB numa trilha.
Observar os resultados dos outros é muito útil como ponto de comparação. Conquistar uma corôa (KOM/QOM/CR) é muito gratificante. Mas o melhor de tudo é enfrentar o seu oponente mais difícil: você mesmo.
Comments